Recolha Cultural


“Cantareus” das Vindimas

 

Fui ao Douro às vindimas,

Não achei o que vindimar

Vindimar umas costelas

Foi o que lá fui ganhar

(Amorim - utente CD 2013)

 

Acabamos a vindima

Voltamos a começar

O meu pai matou o carneiro

Os cornos são para vós dar

(Madureira - utente CD 2013 )

 

Um cacho de uvas colhi,

Na vindima da Abreu

Nem um só vago comi,

A vindimada fui eu

 

Em cada cacho que se comer

Menos uvas no lagar

Menos vinho para beber

Ai Ai Ai

 

Ó meu amor vêm cá baixo

Ai Ai Ai

Dá-me um cacho por favor

Dá-me um cacho por favor

(Manuela - utente CD 2013)

 

Vamos beber

Depois cantar em voz alta

Que o vinho da clarinha

Faz animar toda a malta

 

Ó Clarinha, tu és levada da breca

Dá-me daí uma pinguinha

Ai da tua caneca

 

Vamos beber

Depois cantar em voz alta

Que o vinho da clarinha

Faz animar toda a malta

(Manuela e Madureira - Utentes CD 2013)

 

Acabamos a Vindima

Agora vamos para o lagar

Agora vamos para o lagar

Vamos pisar as uvas

Para o vinho angariar

Para o vinho angariar

(Madureira - Utente CD 2013)

Corre na areia

Corre na areia

Ao romper da madrugada

Canta a sereia, canta a sereia

 

Agora que pinta o vago

Agora que pinta o pintor

Agora é que vou falar

De veras ao meu amor

(Fátima - utente CD 2013) 

Comentários