Dia da Família

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. Desde esse ano que a ONU tem celebrado este dia chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família.
Numa altura em que as relações familiares são cada vez mais substituídas por bens materiais e pelas redes sociais o CAFAP Oficina D'Afectos não poderia deixar de assinalar a data, ou não trabalhássemos nós essencialmente com e para as famílias.

Assim, organizámos um encontro com alguns pais, onde destacamos:
A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
A união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
A influência da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
As questões sociais, económicas e demográficas que afectam a família.

Houve ainda tempo para um debate, exposição e partilha de opiniões.


Este dia foi também assinalado com as crianças que integram os Grupos de Apoio ao Estudo e o Brincar&Aprender. Com efeito, ao longo da semana as crianças fizeram uma Árvore Genealógica e coloriram-na de forma criativa.

Com os utentes de centro de dia resolvemos assinalar a data com um lanche aberto aos seus familiares. Alguns familiares de alguns utentes aceitaram o convite e passaram a tarde no CSSMS. Houve muita conversa, muita alegria e um convívio saudável num espírito familiar.   
Os meninos do CATL fizeram um bonito postal para levarem aos seus familiares mais queridos.

"A sociedade será tanto mais humana, solidária e desenvolvida, quanto mais famílias estáveis e felizes houver”.
  





Comentários