Acção de Sensibilização - Alzheimer e outras Demências

No dia 6 de Março de 2014, pelas 14h00, realiza-se no Centro Social S. Martinho de Soalhães uma Ação de sensibilização sobre o “Alzheimer e outras Demências”, com um convidado de referência nacional, a Associação Alzheimer Portugal.

O Alzh...eimer, a par de outras demências é uma doença que afecta sobretudo idosos, mas também os familiares, os cuidadores e as pessoas mais próximas.

Esta iniciativa destina-se a toda a população do concelho, especialmente, idosos e seus cuidadores (quer numa óptica de prevenção, quer de tratamento). Aliás, conhecer a doença de Alzheimer e outras demências é um tema que interessa a toda a comunidade.

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).

Quando a pessoa perde uma capacidade, raramente consegue voltar a recuperá-la ou reaprendê-la.

No nosso concelho há várias instituições que apoiam as pessoas com esta doença, nomeadamente centros sociais que recebem estes idosos e cuidam deles.

Nesta ação de sensibilização, para além da comunicação da Alzheimer Portugal, serão apresentados exemplos de boas práticas, como o da Associação Sorrisos do Coração.

Comentários