quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

As crianças do ATL e o Outono


Porque "ser criança é pintar e desenhar..." decidimos festejar a chegada da nova estação com a produção deste trabalho. As crianças do ATL foram, aos poucos, percebendo que o Outono anuncia a chegada do Inverno, que as árvores ficam despidas, que os frutos amadurecem e que os dias ficam mais longos e frios... Foi um dia muito produtivo para eles!!!

terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Idosos visitam a cidade de Amarante

Os nossos idosos viram a sua tarde preenchida com um passeio à cidade de Amarante, onde tiveram a oportunidade de visitar a Igreja de São Gonçalo.


Todos estavam ansiosos para mais um dia de passeio, apesar de alguns já conhecerem a cidade!


As horas passaram rapidamente e depois do lanche, feito num parque próximo da Igreja, seguiu-se o regresso a Soalhães.
A alegria de uma tarde bem passada foi marca presente nesta partida!

Dia da Alimentação

No dia 16 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação.



Como já vem sendo habitual, o nosso Centro assinalou a data, e no dia 17 desenvolveu uma actividade muito saborosa com os idosos.



Com a ajuda da Animadora Sócio-cultural, eles preparam deliciosas Gelatinas que foram servidas como sobremesa no dia seguinte, ao almoço. Eles adoraram e nós também!

Este Natal ajude a realizar sonhos!



Esta campanha destina-se a angariar presentes para colocar no "sapatinho" das crianças do CAFAP Oficina d' Afectos. Aceitam-se artigos de puericultura, vestuário, calçado, brinquedos, jogos e livros usados e reutilizáveis.

Separe o seu donativo e ajude-nos a mimar quem mais precisa!

LOCAL DE RECOLHA: CENTRO SOCIAL DE S. MARTINHO DE SOALHÃES
HORÁRIO: SEGUNDA A SEXTA

segunda-feira, 24 de Outubro de 2011

Se gosta de "Comer bem sem gastar mais", junte-se a nós!

Universidade Sénior do Marco de Canaveses

Vai ser criada uma Universidade Sénior no Marco de Canaveses, com o início das aulas previsto para o próximo mês de Janeiro. Esta iniciativa é promovida pelo Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, que convidou os professores aposentados do Concelho a associarem-se a este projecto pela defesa do saber.

A Universidade Sénior do Marco de Canaveses assume-se como um projecto de promoção e valorização da população sénior, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e auto-estima dos nossos "maiores" (mais de 50 anos). Uma iniciativa que assinala também o Ano Europeu do Voluntariado, uma vez que todos os cidadãos que queiram participar neste desafio fá-lo-ão de forma solidária, desenvolvendo disciplinas e actividades educacionais, culturais, lúdicas e sociais. Uma manifestação sincera de cidadania activa em prol do próximo, da formação e da educação.

segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza!

Assinala-se hoje, dia 17 de outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU),através de uma resolução, de Dezembro de 1992. Reduzir a pobreza extrema e promover a igualdade de género são dois dos oito Objectivos do Milénio estabelecidos pelas Nações Unidas para 2015, veja os outros:

Protega-se da gripe!



Vacine-se a partir de Outubro e até ao final de Novembro!

Direção - Geral da Saúde

quarta-feira, 12 de Outubro de 2011

Feira de Outono

Realiza-se dia 04 de Novembro, a habitual Feira de Outono, para celebrar a chegada da nova estação. O evento decorrerá durante a manhã, na Praça de Soalhães e, durante a tarde, nas instalações do Centro Social de São Martinho.
Na Feira poderão adquirir compotas, mel, ervas aromáticas, azeites, frutos do Outono, legumes e ovos!

Por tudo isto, a Feira do Outono em Soalhães é uma celebração em família da chegada da nova estação, dos seus produtos típicos e das suas tradições.

Os objectivos passam por fomentar a participação activa e continuada dos idosos em actividades que vão de encontro das suas expectativas e necessidades.

Vamos festejar com todos quantos nos visitarem. Contamos consigo!


Elaboração de convites para angariação de produtos que serão postos à venda, na Feira de Outono.
(Idosos do Centro de Dia)

sábado, 8 de Outubro de 2011

DESCONTO SOCIAL para a ENERGIA

Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia
Tarifa Social da Electricidade
Tarifa Social do Gás Natural


A partir do dia 1 de Outubro as famílias e os indivíduos economicamente mais vulneráveis podem beneficiar de um desconto na factura da electricidade e do gás natural.
A adesão aos apoios é efectuada no fornecedor de electricidade ou gás natural pelo que não é necessária uma Declaração da Segurança Social.
Os pedidos podem ser efectuados até 31 de Dezembro de 2011, sendo que o desconto é garantido desde 1 de Outubro de 2011.
O que é
O Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia – ASECE, a Tarifa Social da Electricidade e a Tarifa Social do Gás Natural são apoios para as famílias e os indivíduos reduzirem as suas despesas de electricidade e gás natural.
Equivalem a um desconto na factura da electricidade e do gás natural, fixado todos os anos pelo Governo.
Quem tem direito
As pessoas que recebem:
Complemento Solidário para Idosos.
Rendimento Social de Inserção.
Subsídio Social de Desemprego.
Abono de Família para Crianças e Jovens no 1º escalão.
Pensão Social de Invalidez.


Ser titular de contrato de fornecimento de electricidade e/ou de gás natural;
O consumo de electricidade e de gás natural ser para uso doméstico, em habitação permanente;
Na electricidade a potência contratada não ultrapassar os 4,6 KVA;
No gás natural o consumo anual não ultrapassar os 500 metros cúbicos.
Onde aderir
A adesão aos apoios é efectuada no fornecedor de electricidade ou gás natural.
Não é necessária uma Declaração da Segurança Social.
O fornecedor de energia é que valida com a Segurança Social o acesso aos apoios.

Contactos úteis
EDP
808 915 900, segunda a sábado das 8h00 às 22h00.
E-mail: descontosocial@edp.pt
www.edp.pt

Galp Energia
E-mail: gasnatural@galpenergia.com
www.galpenergia.com

Segurança Social
808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.
www.seg-social.pt


Para mais informações clique AQUI

terça-feira, 4 de Outubro de 2011

Centro Social comemora o Dia do Idoso



Para celebrar o Dia do Idoso (1 de Outubro), o Centro Social de São Martinho organizou, no dia 30 de Setembro, um Piquenique no Parque Fluvial do Tâmega, contando com a presença dos idosos do Centro de Dia.
Já perto da hora do lanche, os idosos puderam esticar as pernas num pequeno passeio pela Praia Fluvial. Seguiu-se o lanche, com bolos deliciosos!... Entre animadas conversas, jogos, passeios e comida, viveram-se momentos de alegria e confraternização entre Idosos e funcionários da Instituição.

Fez lembrar um autêntico "dia de Verão", com o sol a raiar por entre os ramos das árvores que enfeitam as margens do rio Tâmega.

Nota: Foi em 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas, que se começou a comemorar o Dia Internacional do Idoso, como forma de reconhecimento do envelhecimento da população mundial.

segunda-feira, 3 de Outubro de 2011

País - Metade dos portugueses entre 55 e 64 anos estão desempregados - RTP Noticias

País - Metade dos portugueses entre 55 e 64 anos estão desempregados - RTP Noticias


Pobres e sós!

Portugal é ainda o décimo país da União Europeia com maior percentagem de idosos que vivem abaixo do limiar da pobreza e sozinhos.

Entre os portugueses, 32,7 por cento encontram-se em risco de pobreza após transferências sociais, sendo que cerca de 80 por cento das pensões de velhice da Segurança Social se situam em valores inferiores a 500 euros mensais.

A agravar estas situações – revelam as estatísticas – está a alteração da relação crianças/idosos. No início dos anos 70 havia duas crianças com menos de 10 anos por cada pessoa com 65 ou mais anos, uma situação que se inverteu, com o binómio a ser agora de dois idosos por cada criança com menos de 10 anos.

Os estudos revelam ainda que em 1989 uma mulher seria avó aos 49 anos. Agora, apenas duas décadas depois, as mulheres terão mais probabilidade de serem avós aos 57 anos.

domingo, 2 de Outubro de 2011